sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Nota de repúdio à Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET) vem por meio desta expor sua indignação com a reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que anunciou o fim do ensino técnico na instituição. Consideramos a UTFPR uma renomada instituição, principalmente pelo seu referencial no ensino técnico e médio. Entretanto, apesar de todo esse histórico e reconhecimento, é notável a política por parte dos dirigentes da universidade de isolamento, precarização e fechamento dos cursos técnicos integrados. É preciso entender a Universidade Tecnológica como mais um caminho de excelência do ensino, pesquisa e extensão. Se faz necessário que haja investimento nos cursos técnicos e de graduação, para então alcançarmos o nosso objetivo final, formando profissionais e cidadão. Entretanto, nos últimos anos o ensino técnico passou por um processo de desinvestimento pela administração da Universidade Tecnológica. Entendemos a importância da continuação do ensino técnico na UTFPR, pela importância que esta modalidade tem para o desenvolvimento do país.

Repudiamos qualquer tentativa arbitrária ou não de fechamento dos cursos técnico. É necessário que haja um amplo debate com os estudantes e servidores. Nada justifica o fechamento do ensino técnico nesta instituição, se faz necessário que os estudantes, servidores e administração se unam para exigir do MEC que abra vagas para concursos de professores EBTT, que haja mais verbas para investimento no ensino, e isso não só na UTF, mas em toda a rede federal de educação profissional e tecnológica. Para concluir, exigimos que a Reitoria da UTFPR e o MEC sentem para dialogar verdadeiramente com os estudantes e cancelem o fim do Ensino Técnico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 
NÃO AO FIM DO ENSINO TÉCNICO!!!

1 comentários:

Não fazem ideia de como essa nota nos ajudou. É muito importante o apoio de vocês. Sou estudante de um dos únicos dois cursos que hoje são ofertados pela UTFPR e percebo o quanto estamos sofrendo com as perseguições, tanto nós da Utf como todos os estudantes de escolas técnicas.
Precisamo seguir firme e estrondosos na luta contra a precarização e a extinção do Técnico.
#OTécnicoFica

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More